quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Juventus de olho em brasileiros


Dentre os grandes europeus, quem sabe a equipe com menos tradição em utilizar jogadores brasileiros. Um fato que não ajuda a Juventus com a imprensa nacional mas que ao mesmo tempo faz a equipe ganhar simpatia de alguns torcedores que abominam o "futebol arte" brasileiro.

Após as passagens apagadas de Diego e Felipe Melo, de quem era esperado muito, a Juventus pode ter novos brasileiros em seu elenco a partir de julho.

Fabio Paratici, diretor esportivo da Velha Senhora, estava presente na tarde de ontem no amistoso entre Brasil e Bósnia. 

Paratici que atua como assistente do diretor geral Beppe Marotta, já está na missão de observar jogadores para o mercado do verão europeu.

É sabido que a Juventus tem três jogadores brasileiros em seu radar para reforçar a equipe.

Enquanto o atacante Leandro Damião e o meia Fernandinho atuaram na partida de ontem, o zagueiro Dedé ficou no banco.

E aí? Os brasileiros especulados e que estão sendo observados por Paratici servem para a Juve? Mais alguém no time de Mano Menezes ou que não esteja sendo convocado pode ser útil para a Velha Senhora? Vale a pena gastar as vagas de extra-comunitários com esses jogadores?

O Brasil venceu por 2-1, como todos sabem.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Grandes Ídolos: Dino Zoff


Para celebrar o 70º aniversário de Dino Zoff, recordamos a grande carreira do goleiro da Juventus e da seleção da Itália com jogos marcantes numa carreira de 22 anos.

Dino Zoff celebra esta terça-feira o seu 70º aniversário, quase três décadas depois de levantar o troféu da Copa do Mundo e 44 anos após ter ajudado a Itália a conquistar o Europeu de 1968. Conhecido como "Il monumento del calcio italiano (O monumento do futebol italiano)", o antigo goleiro é uma das personalidades futebolísticas mais respeitadas no país. Somou 112 jogos com a Azzurra e, como treinador, conduziu a seleção a Itália à fase final da EURO 2000. Nas palavras do próprio: "Sempre preferi as ações às palavras."

Aos 14 anos media apenas 1,60 metros de altura e a avó fazia-o beber oito ovos crus para acelerar o crescimento, mas o sacrifício acabaria por compensar: muito tempo depois jogou cartas com o Presidente italiano Sandro Pertini, o técnico Enzo Bearzot e o colega de equipe Franco Causio no voo de regresso a Roma após ganhar a Copa do Mundo. São apenas dois exemplos de episódios que valeram a Zoff o estatuto de figura de culto em Itália. O blog Juventus Brasil celebra o aniversário do ex-goleiro da Udinese Calcio, AC Mantova, SSC Napoli e, sobretudo, da Juventus, recordando cinco momentos marcantes de uma carreira que durou 22 anos.

10 de Junho de 1968: Itália 2-0 Iugoslávia, EURO 1968:
Zoff teve uma estreia simplesmente espetacular na seleção. Aos 26 anos, debutou na segunda partida das quartas-de-final contra a Bulgária, em que a Itália recuperou de uma derrota, por 3-2, em Sófia, vencendo em casa por 2-0. Confirmado como titular para a fase final, a ser disputada por quatro equipes na Itália, Zoff não sofreu qualquer gol na semi-final contra a União Soviética (0-0), que acabaria por ser decidida por um sorteio de cara ou coroa.

A Iugoslávia dominou a final em Roma, mas Zoff ajudou a Itália a conseguir um empate (1-1), após prorrogação, e viu a decisão ser adiada para um segundo jogo entre as equipes, dois dias mais tarde. E, à quarta aparição com a Azzurra, o goleiro somou o terceiro jogo sem sofrer gols para se tornar campeão europeu com uma vitória por 2-0. "Sentimos muitos problemas diante da Iugoslávia", recordou Zoff. "Para ser honesto, não merecemos o empate no primeiro jogo, mas fomos simplesmente perfeitos na partida de desempate."

14 de Novembro de 1973: Inglaterra 0-1 Itália, jogo particular
Fabio Capello marcou o gol mais famoso da sua carreira como jogador, mas a primeira vitória italiana em Wembley não teria sido possível sem uma série de estupendas defesas de Zoff: duas no 1º tempo em chutes de Tony Currie e uma ainda mais espectacular depois do intervalo a negar o gol a Emlyn Hughes.

Este encontro realizou-se durante o recorde mundial de 1142 minutos seguidos de Zoff sem sofrer gols. Segundo classificado na votação para Bola de Ouro de 1973, atrás de Johan Cruyff, nas vésperas do Mundial de 1974 a imagem de Zoff surgiu na capa da revista Newsweek com o título: "O melhor do Mundo."

18 de Maio de 1977: Athletic Club 2-1 Juventus (total 2-2, Juve ganhou devido aos gols fora), partida de volta da final da extinta Copa da UEFA
A Juventus chegou a Bilbao após vencer o primeiro jogo, por 1-0, em Turim e não demorou a ampliar a vantagem com um tento de Roberto Bettega. No entanto, o Athletic foi para o ataque em San Mamés e Javier Irureta e Carlos Ruiz deram a volta ao jogo e deixaram os bascos a um golo da vitória. Mas Zoff estava no gol e a Juventus levantou o troféu.

"Depois do segundo gol deles, o Zoff chutou a bola para fora da baliza", lembra Giovanni Trapattoni. "Perguntou-me quantos minutos faltavam. Respondi-lhe que faltavam 12 e ele não escondeu a sua desilusão. Foi muito difícil resistir até ao apito final, mas os minutos foram passando e, depois, o melhor goleiro do Mundo estava sorrindo novamente."

15 de Março de 1978: Juventus 1-1 AFC Ajax (total 2-2, Juve venceu por 3-0 nos pênaltis), partida de volta das quartas-de-final da Liga dos Campeões
Tida como uma das melhores exibições de Zoff nas competições europeias, o encontro acabou com todos os jogadores da Juve a abraçarem o golwiro e os torcedores a gritarem "Dino, Dino". Os "bianconeri" tinham acabado de garantir a presença nas semi-finais: o Ajax não converteu nenhuma das suas penalidades e Zoff defendeu as tentativas de Ruud Geels e de Pim van Dord.

Mas a Juventus acabaria por ser eliminada nas semi-finais e Zoff acabou por nunca vencer a Liga dos Campeões: perdeu duas finais, uma das quais de forma surpreendente contra o Hamburgo, em Atenas, decidida com um gol de Felix Magath. "Foi a maior desilusão da minha carreira", disse Zoff, a propósito. "Tínhamos uma equipa de campeões, muitos dos quais tinham ganho o Mundial no ano anterior, além do Michel Platini e do Zbigniew Boniek. Chegamos à final sem perder qualquer jogo, mas, depois, aquele golo do Magath..."

5 de Julho de 1982: Itália 3-2 Brasil, segunda fase de grupos da Copa do Mundo 1982
O favorito Brasil só precisava de um empate para chegar às semi-finais, mas a Itália viu-se a vencer por 3-2 com o famoso "hat-trick" de Paolo Rossi. Os sul-americanos partiram desesperadamente para o ataque e o zagueiro Óscar teve um cabeceamento incrível que apenas Zoff conseguiu travar com um mergulho fantástico para a esquerda.

"Não foi a minha melhor defesa, mas, provavelmente, foi a mais importante", lembrou o goleiro. "Sabia que a bola não tinha entrado, mas foi terrível esperar pela decisão do árbitro enquanto os jogadores brasileiros gritavam a pedir que o gol fosse validado." E foi essa defesa que permitiu à Itália chegar às semi-finais, fase na qual bateu a Polonia, antes da vitória, sobre a República Federal da Alemanha, por 3-1, que permitiu a Zoff tornar-se no mais velho jogador a levantar o troféu de campeão mundial.

Na Juventus Zoff venceu 6 italianos, uma Liga Europa, duas Copas da Itália como jogador, uma Liga Europa e uma Copa da Itália como técnico. Foram 330 jogos com a "maglia bianconera" no período entre os anos de 1972 e 1983. Zoff treinou a Juve entre 1988 e 1990.

Dino comentou em várias entrevistas que "nasceu para ser goleiro" e que seus maiores ídolos no esporte eram Giovanni Viola e Gordon Banks.

Melhores momentos de Zoff na Juve:

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sete convocados para a Azzurra

O técnico da seleção italiana, Cesare Prandelli, divulgou nessa segunda-feira os convocados para o amistoso contra o Estados Unidos na quarta-feira em Genova. Sete bianconeri estão na lista: Buffon, Barzagli, Bonucci, Chiellini, Marchisio, Pirlo e Matri.

A convocação completa:

Goleiros: Buffon (Juventus), De Sanctis (Napoli), Sirigu (Paris St. Germain), Viviano (Palermo)

Defensores: Abate (Milan), Astori (Cagliari), Balzaretti (Palermo), Barzagli (Juventus), Bonucci (Juventus), Chiellini (Juventus), Criscito (Zenit), Maggio (Napoli), Ogbonna (Torino)

Meias: De Rossi (Roma), Marchisio (Juventus), Montolivo (Fiorentina), Thiago Motta (Paris St. Germain), Nocerino (Milan), Pirlo (Juventus)

Atacantes: Borini (Roma), Giovinco (Parma), Matri (Juventus), Pazzini (Inter).

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Juventino da Vez - 25ª rodada

Imagem: Marciel Pereira e Arthur Marino

Participe da comunidade Juventino da Vez e ajude na escolha dos destaques da Juventus.

Juve arranca empate em San Siro contra o Milan

De Goal.com

A Juventus manteve sua invencibilidade no Campeonato Italiano ao arrancar um empate contra o Milan em San Siro. O time rossonero saiu na frente com Nocerino, mas Matri empatou aos 39 do segundo tempo. O Milan ainda é líder, mas a Juve tem um ponto de desvantagem e um jogo a menos.

O Milan controlou a partida durante quase toda a primeira etapa, criando mais chances e tendo maior presença no campo ofensivo. A pressão transformou-se em gol logo aos 15 minutos de jogo, quando Bonucci errou na saída de bola e Nocerino aproveitou para bater de fora da área e contar com um desvio no próprio Bonucci para fazer 1 a 0.

No início do segundo tempo, o Milan seguiu pressionando e rondando a área da Juventus, enquanto o time de Turim não dava sinais de reação na partida. O time rossonero não criava muitas chances de gol, mas sua postura ofensiva fazia com que não corresse riscos atrás.

Aos poucos, porém, a Juve foi saindo de trás e adotando um posicionamento mais avançado no gramado. A pressão da Velha Senhora se intensificou nos minutos finais até que Pepe levantou para a área e Matri antecipou-se à marcação para mandar de primeira para o gol, empatando a partida aos 39 minutos do segundo tempo.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Giovinco quer garantias para voltar


Giovinco só considerará voltar para a Juventus se tiver garantias do clube.

É o que diz seu empresário, Andrea D’Amico, ao ser questionado sobre o futuro do jogador pelo Tuttosport.

O jogador que está no Parma sob regime de co-propriedade, tem seu futuro ligado a Juventus, clube onde foi revelado.

"O projeto será fundamental quando for feita a escolha do seu próximo clube", comentou D'Amico. "Sebastian terá que receber garantias técnicas do técnico e do clube."

"Não estou falando do status do jogador, mas de seu futuro esportivo. Tudo depende de qual treinador o deseja mais."

A Juventus deve ser incapaz de oferecer a Giovinco o que ele está procurando e seu representante acha que não vai ser difícil encontrar uma solução diferente.

"Se eu fosse Roman Abramivich, o levaria para o Chelsea. Giovinco se tornaria o novo Gianfranco Zola por lá."

Quando esteve na Juventus, Giovinco teve poucas oportunidades. Vindo das categorias de base da Velha Senhora, o jogador chegou na equipe principal cercado de boas expectativas e não correspondeu. Na equipe do Parma Giovinco encontrou o bom futebol que era esperado dele e chegou a seleção italiana. 

Especula-se na imprensa italiana que Conte quer o jogador, o final dessa história será revelado em agosto quando os clubes se reúnem na FIGC para resolver os acordos de co-propriedade. 

Giovinco é o futuro da Juventus?

Juventus conquista a Viareggio Cup



A Juventus venceu o prestigiado torneio de Viareggio na tarde de segunda-feira ao vencer a Roma por 2-1.

Os gols da equipe 'primavera' foram marcados por Beltrame e Padovan.

Essa foi a oitava conquista da Juventus na Viareggio Cup. A Velha Senhora já havia conquistado o torneio em 1961, 1994, 2003, 2004, 2005, 2009, 2010. A Juve igualou Fiorentina e Milan como recordistas de títulos na competição.

O Brasil foi representado na competição por Olé Brasil, Grêmio Osasco e Juventude. Ao todo 48 equipes participaram do torneio.

O volante brasileiro Gabriel Appelt participou da conquista com a Juve, inclusive sendo titular em algumas partidas. A aquisição de inverno para as categorias de base, Ouasim Bouy, também esteve presente na conquista.

A campanha pelo título:

Fase de Grupos - Grupo 6:
Juventus 6 - 1 Nordsjaelland
Juventus 1 - 0 A.P.I.A. Leichhardt
Juventus 1 - 0 Città di Marino

Oitavas de finais:
Juventus 1(6) - 1(4) Vicenza (Pênaltis)

Quartas de finais:
Juventus 3 - 1 Club Guaranì

Semi-finais:
Juventus 1 - 0 Parma


Final:
Juventus 2 - 1 Roma


Juventino da Vez - 24ª rodada

Imagem: Marciel Pereira e Arthur Marino

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Juventus vira contra o Catania e dorme na liderança do Campeonato Italiano

por ESPN.com.br


A Juventus até tomou um susto neste sábado, mas conseguiu voltar à liderança do Campeonato Italiano. Em casa, a Velha Senhora saiu atrás, mas conseguiu uma boa virada sobre o Catania por 3 a 1. Barrientos abriu o placar para os visitantes, mas Pirlo, Chiellini e Quagliarella garantiram a vitória para o time da casa.

Com o resultado, a Juventus iguala o número de jogos do Milan e abre dois pontos de vantagem para os rivais. O time rossonero, porém, pode voltar à ponta ainda neste final de semana. Para isto, basta vencer o Cesena fora de casa.

E o próximo final de semana reserva justamente um confronto de líderes entre Milan e Juventus. O duelo acontece no sábado, em San Siro. Já o Catania segue no meio da tabela e volta a jogar no domingo contra o Novara.

Os gols - O Catania começou em cima da Juve e surpreendeu logo aos 3 minutos. Barrientos recebeu um passe da direita, girou sobre o zagueiro da entrada da área e bateu para o gol, sem muitas chances para o goleiro Buffon.

Depois do susto inicial, a Juve se acalmou e chegou ao empate em uma cobrança de falta. Da entrada da área, Pirlo bateu com perfeição e não deu chances para Kosický.

A vida da Velha Senhora acabou sendo facilitada aos 20 minutos da etapa final. Motta acertou um carrinho violento e acabou expulso. Em vantagem numérica, a Juve, enfim, conseguiu desencatar. Após cobrança de falta da direita, o goleiro Kosický saiu todo errado do gol, e a bola acabou sobrando na cabeça de Chiellini. Na sequência, Quagliarella ainda puxou contra-ataque e definiu o placar. 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Em jogo adiado, Juventus só empata e perde chance de retomar a liderança

por ESPN.com.br


Em jogo válido pela 21ª rodada do Campeonato Italiano, Parma e Juventus não conseguiram mexer no placar e ficaram no 0 a 0. Com o resultado, o time de Turim perdeu a chance de ultrapassar o Milan e retomar a liderança da competição. Já o Parma chegou aos 28 pontos e ganhou uma posição, chegando ao 12º lugar.

Contudo, ainda assim, o resultado acabou não sendo tão ruim para a Velha Senhora. Há apenas um ponto atrás do Milan, o time ainda tem um jogo a fazer, já que a partida contra o Bologna também foi adiada. O Parma vive situação semelhante, também podendo melhorar sua posição, já que o jogo que o time tinha para fazer contra a Fiorentina não foi realizado.

Anteriormente adiado em virtude do frio que castiga a Itália, Parma e Juventus não fizeram um grande jogo. Mas a Velha Senhora merecia melhor sorte. A equipe teve 62% de posse de bola e finalizou 12 vezes, contra apenas duas finalizações do Parma.

Sem muitas oportunidades para os dois lados, a partida ficou marcada mesmo pelas polêmicas. Nos acréscimos, Pirlo caiu na área. O juiz não viu falta e revoltou os jogadores do time de Turim. Os atletas do Parma, por sua vez, reclamam de um lance parecido minutos antes, quando Giovinco foi derrubado por Chiellini.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Juventus quer renovar com Barzagli

Andrea Barzagli tem sido o grande pilar da defesa da Juventus, que esta temporada ainda não sofreu qualquer derrota em todas as competições, e, talvez por isso, a Vecchia Signora está interessada em apressar a renovação do contrato do jogador.

Barzagli, de 30 anos, chegou a Turim em janeiro de 2011 proveniente do Wolfsburg e, de acordo com a imprensa italiana, tem já em cima da mesa uma proposta de renovação até junho de 2014, pois o seu atual contrato termina no final da próxima temporada.

Barzagli esteve em campo em todos os minutos dos jogos da Juventus na Série A 11/12.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Bologna x Juventus adiado por causa da neve


Estádio Dall'Ara, em Bologna, coberto de neve

O jogo entre Bologna e a Juventus pela 23ª rodada do Campeonato Italiano previsto para este domingo foi adiado devido às intensas nevadas sobre a cidade, tornando impraticável o campo e o acesso ao estádio.
Os dirigentes do Bologna confirmaram o adiamento ao canal de notícias 24 horas "Skytg24" e explicaram que, apesar do trabalho incessante, a neve continua caindo. O risco maior é no acesso ao público.
A remarcação da partida deve ser feita na próxima semana.

Tanti auguri Ciro !



Ele jogou na Juve entre 1994 e 2005, vencendo 15 títulos com a camisa da "Signora" (seis títulos na Serie A, uma Liga dos Campeões, uma Taça Intercontinental, uma Supercopa da Europa, uma Copa da Itália, quatro Supercopas da Itália e uma Copa Intertoto). Ciro Ferrara, uma das lendas da história da Juventus completa hoje seus 45 anos. Parabéns Ciro, sei un campione !


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Imagem da semana

Bem vindo, Caceres!

Del Piero é santo milagreiro!

De Record.xl.pt

 Parem as máquinas, porque o esperado regresso do Messias já aconteceu. Mais surpreendente do que isso é o nome do salvador: Alessandro Del Piero. Esse mesmo, a lenda viva da Juventus e da cidade de Turim. Esta declaração polêmica é facilmente provada com o estranho caso da pequena Giada, de 12 anos, que estava afundada num estado de coma e foi, literalmente, ressuscitada pelo camisa 10 da Juve.

A menina levava duas semanas sem despertar no hospital de Crotone e estava a deixar a família completamente desesperada. Num ato solidário, o craque, de 37 anos, enviou uma gravação a desejar as melhoras: “Olá, Giada. Sou Alessandro Del Piero. Espero que recuperes o mais rápido possível, que me venhas conhecer e ver os meus jogos.” Nessa mesma noite, a criança começou a “mexer os dedos da mão” e acabou por chamar pela mãe, pois estava com vontade de comer um... sorvete de morango.

Juventus quer reparações por escândalo do 'Calciopoli'

De Goal.com

Clube de Turim processa a Federação Italiana de Futebol em quase meio bilhão de euros.


Pouco mais de cinco anos do escândalo do Calciopoli, a Juventus ainda espera uma decisão judicial favorável. Os bianconeri, de acordo com o La Stampa, abriram um processo contra a Federação Italiana de Futebol (FIGC), no valor de € 444 milhões (R$ 1 bilhão) pelos danos causados com o rebaixamento da equipe à Serie B, em 2006. 

A nova atitude do clube se deu em virtude de um relatório de 500 páginas a respeito das investigações. O documento questiona a imparcialidade com que o caso foi construído contra Luciano Moggi, ex-diretor geral da Velha Senhora. A conduta de juízes e promotores envolvidos no caso também é posta em cheque.

Um dos argumentos a serem utilizados pela Juve é a separação entre as ações de Moggi e o envolvimento do clube no escândalo. O dirigente foi sentenciado a cinco anos e quatro meses de prisão.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Uruguaio dá vitória à Juve sobre o Milan na ida das semis da Copa da Itália

por ESPN.com.br


No grande duelo do futebol italiano atual, a Juventus venceu o Milan por 2 a 1, fora de casa, pela ida das semifinais da Copa da Itália. O nome do jogo foi o uruguaio Cáceres, autor dos dois gols do time visitante, um deles um golaço – El Shaarawy descontou.

Além de levar a melhor sobre o Milan no Campeonato Italiano, onde é líder - tem um ponto a mais e um jogo a menos que os segundo colocados -, a Juve sai na frente na busca pela primeira vaga na decisão da Copa em dez anos.

Na partida de volta, em 21 de março, em Turim, um empate dá à ‘Vecchia Signora’ a chance de conquistar novamente o título do torneio depois de 17 anos da última conquista, em 1995. Ainda assim, o time segue sendo o maior campeão da competição, com nove troféus, ao lado da Roma.
 
O primeiro tempo no San Siro foi travado, e foram raras as chances de gol. Pelo Milan, quem chegou mais perto foi o jovem atacante El Shaarawy, que fez boa jogada individual pela esquerda, mas, sem ângulo, acabou batendo para fora. Dai em diante, a Juventus levou mais perigo, em chutes de Giaccherini e Estigarribia.

No segundo tempo, os gols saíram. Aos 8, Borriello bateu cruzado da esquerda, Amelia espalmou e Caceres completou para a rede. Nove minutos depois, o Milan empatou. Antonini cruzou da esquerda, Ambrosini tocou de cabeça e El Shaarawy finalizou com sucesso

Os donos da casa poderiam ter virado com Ibrahimovic, que teve gol anulado logo em seguida por toque de mão do sueco. A Juve não perdoou. Aos 38, Caceres aproveitou sobra na meia lua da área do Milan e colocou a bola com categoria sobre o goleiro Amelia.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Copa da Itália: Milan - Juventus

Nessa quarta-feira a Juve vai a San Siro para a disputa do jogo de ida das semi-finais da Copa da Itália. O restrospecto é favorável para a Juventus, que já enfrentou o Milan quatro vezes na fase semi-final na história da competição, e em todas avançou para a decisão.

Juventus e Milan já demonstraram que são as equipes mais fortes na temporada 11/12 no futebol italiano. Não seria exageiro dizer que a líder e o vice-líder da Série A estarão fazendo uma final antecipada da Copa da Itália nessa semi-final.

As duas equipes vêm de resultados desapontantes no final de semana, dois empates por 0-0 jogando em seus domínios. Na entrevista coletiva de Antonio Conte nessa terça-feira, o treinador bianconero disse que promoverá alterações na equipe que empatou com o Siena no domingo. Storari e Del Piero estão garantidos entre os titulares no confronto dessa quarta. Caceres, Padoin e Borriello também devem ter suas chances. A Juve terá ausência de Pepe por lesão, que também é duvida para o jogo do próximo domingo contra o Bologna.


Você sabia?
  • O Milan foi eliminado pelo Palermo nas semi-finais da Copa da Itália na temporada passada.
  • Milan e Juventus não empatam um jogo entre eles desde maio de 2009.
  • O Milan tem o melhor ataque na Série A (43 gols pró), enquanto a Juve tem a melhor defesa (13 gols contra).
  • A Juventus ainda está invicta nas duas competições que disputa nessa temporada, Série A e Copa da Itália.
  • No último duelo entre Juve-Milan, Marchisio foi o destaque marcando os dois gols do jogo. Juve 2-0.
  • Pirlo participou de 377 jogos pelo Milan durante os 10 anos que esteve com os rossoneri. 

A bola rola às 17h45, ESPN e ESPN HD transmitem.

Juventino da Vez - 22ª rodada

Imagem: Marciel Pereira e Arthur Marino

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Rodada 22: Juventus - Siena

Após o adiamento do jogo de terça-feira a Juventus entra em campo para ampliar a vantagem na liderança contra uma equipe que está em queda livre no campeonato.

No encontro entre as equipes no 1º turno do campeonato a Juventus venceu por 1-0 com gol de Alessandro Matri. Na última visita do Siena a Turim, a Velha Senhora abriu 3-0 no placar mas sofreu o empate, nos tempos de Alberto Zaccheroni na temporada 09/10. Essa partida entrou para a história de Del Piero que marcou seus gols de nº 300 e 301. Nos últimos 5 jogos entre Juventus - Siena, 4 vitórias para a Juve e 1 empate.

Durante a semana Conte demonstou que vai voltar ao 4-3-3 ao invés do testado e aprovado 3-5-2. Com isso, Leonardo Bonucci, Marcelo Estigarribia, Emanuele Giaccherini e Fabio Quagliarella devem ser sacados do time titular para as entradas de De Ceglie, Marchisio, Pepe e Vucinic. As novas aquisições Martin Caceres e Simone Padoin estão entre os 23 relacionados pelo técnico bianconero, mas isso não é garantia de estreia, já que 5 dos 23 jogadores são cortados antes do início do jogo e nem vão para o banco de reservas.


Prováveis escalações:
                                                                            


Buffon
Lichtsteiner, Barzagli, Chiellini, De Ceglie
Vidal, Pirlo, Marchisio
Pepe, Matri, Vucinic



Pegolo
Vitiello, Rossettini, Terzi, Del Grosso
Angelo, Vergassola, Gazzi, Brienza
Destro, Calaio



                                           

Você sabia?
  • A Juventus é a única equipe invicta nas 5 principais ligas europeias;
  • A Juve tem a melhor defesa da Série A, 13 gols foram sofridos;
  • A Juventus marcou gols nos seus últimos 15 jogos em Turim;
  • O Siena só venceu 1 dos seus últimos 11 jogos na Série A;
  •  O Siena está em uma sequência de 5 derrotas seguidas fora de casa;
  • O Siena não conseguiu vitória nos seus últimos 16 jogos fora de casa;
  • Contra o Siena, Del Piero já marcou 12 gols, é a equipe da Série A que o camisa 10 mais fez gols.

A bola rola às 12h deste domingo, RedeTV, SporTV e ESPNHD transmitem o duelo ao vivo.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Conte impressiona Pirlo

Andrea Pirlo diz estar surpreso com a capacidade do técnico da Juventus Antonio Conte.

Conte tem impressionado pelo trabalho técnico e mental desenvolvido na Juventus.

"Eu não esperava um técnico como este," disse Pirlo ao Juventus Channel.

"Eu não conhecia o trabalho dele como treinador, Conte é uma grande revelação. Ele é um estrategista muito bom, trabalha muito pela equipe."
 
Como Conte, Pirlo tem sido fundamental para a temporada da Velha Senhora sendo peça importante no esquema de jogo montado pelo técnico.

"Tive uma temporada positiva até agora", acrescentou Pirlo. "Começamos a campanha bem. Estamos na liderança e esperamos continuar avançando nesse ritmo."

Depois do adiamento do jogo de terça-feira contra o Parma, a Juve volta a jogar no domingo, quando recebe o Siena.

"Vai ser um jogo difícil porque eles têm um time bem organizado. Eles jogam um bom futebol, por isso esperamos que seja tão difícil quanto outros jogos."

Imagem da semana


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Resumo do mercado: as transferências de inverno


 Está fechada a janela de transferências para os clubes italianos. Nenhum clube pode registrar novos jogadores para a temporada 2011/2012, alguns jogadores ainda podem sair para países onde o mercado segue aberto, como é o caso da Rússia.

O mercado da Juventus não foi surpreendente, como já havia previsto Giuseppe Marotta em entrevistas antes da abertura da janela de transferências e que ficou consolidado na última semana nas palavras de Antonio Conte: "Em time que está ganhando não se mexe."

O maior destaque nessa janela pode ser dado para as contratações de Ouasim Bouy e Jean Mbida, jovens jogadores que chegaram para integrar a equipe 'primavera' e que demonstram que a Juventus está preocupada em formar bons nomes nas suas categorias de base. 

Na equipe principal, nenhum dos novos jogadores chegou para ser titular. Foram contratações pontuais para composição de elenco e para cobrir saídas que já eram esperadas como as de Toni e Iaquinta. 

Marotta pecou em um ponto nesse mercado, a não contratação de um lateral esquerdo causa estranheza já que no time de Conte quem faz essa função é Giorgio Chiellini, que começou no futebol como lateral mas reconhecidamente é mais forte como zagueiro. Duas alternativas justificam a opção de Conte e Marotta por não trazer um lateral esquerdo nessa janela, a mudança de tática, Conte passou a utilizar o 3-5-2 nos últimos jogos, ou a decisão de aguardar a janela do meio do ano quando as maiores contratações são realizadas e a preferência por trazer algum grande jogador para a posição.

Entre as saídas de jogadores, tudo ocorreu conforme o esperado, nomes que não tinham oportunidades no time como Amauri, Toni, Iaquinta e Marco Motta foram embora e não deixaram saudades em Turim. Os dois jogadore que saíram que podem fazer falta são Pazienza e Sorense, que eram reservas imediatos nas suas posições mas que foram substituídos por Caceres e Padoin. Especula-se que Krasic ainda pode ir para a Rússia, onde a janela ainda está aberta, mas o jogador já deixou claro que só quer sair para um clube de tamanho igual ou maior que a Juventus.

Quem saiu:
Pazienza (M, Udinese), Iaquinta (A, Cesena), Motta (D, Catania), Toni (A, Al Nasr), Amauri (A, Fiorentina) e Sorensen (D, Bologna).

Quem chegou:
> Marco Borriello(A): veio por empréstimo da Roma por 500 mil euros com opção de compra no final da temporada por 8 milhões. Das categorias de base do Milan, passou por clubes como Sampdoria, Treviso, Reggina, Empoli, Triestina, Genoa e Roma. Tem passagens pela seleção italiana.

> Martin Caceres(D): esteve durante a temporada 2009/2010 na Juventus por empréstimo vindo do Barcelona e teve problemas com lesões na época. Ao voltar para o time de Messi foi emprestado para o Sevilla que acabou o contratando em definitivo. Chega por empréstimo no valor de 1,5M de euros e se a Juventus terminar entre os seis primeiros do campeonato é obrigada a comprar o uruguaio por 8 milhões de euros. Caceres vestirá a camisa número 4 em homenagem a outro uruguaio que jogou na Juve, Paolo Montero.

> Simone Padoin(M): a maior surpresa entre os que chegaram, em nenhum momento foi especulado na Velha Senhora. Sua contratação foi anunciada no penúltimo dia da janela e vem para ocupar a vaga deixada por Pazienza como reserva imediato de Pirlo, Marchisio ou Vidal.  Foi comprado em definitivo junto a Atalanta por 5M de euros. Trabalhou com Antonio Conte na sua ex equipe e já esteve na Juventus para um 'tour' nos Estados Unidos na temporada 09/10. Padoin, que tem 27 anos, tem passagens pelas seleções italianas sub-19, sub-20 e sub-21.

> Ouasim Bouy(M): jogador holandês formado nas categorias de base do Ajax adquirido por 200 mil euros. O Milan também tinha interesse no jogador de 18 anos que recentemente esteve no Brasil e participou do amistoso do Ajax contra o Palmeiras. Tem passagens pelas categorias de base da seleção holandesa. Vai reforçar o 'primavera'.

> Jean Mbida(D): camaronês de 21 anos tem passagens pelas equipes de jovens da Internazionale e vem proveniente do Vicenza. Deve fazer parte da equipe 'primavera'. Detalhes da negociação desconhecidos.

Fechando a conta da temporada 2011/2012, Marotta gastou  95,75 milhões de euros para formar a equipe que hoje lidera o campeonato italiano. Esse valor pode subir devido a contratos como o de Caceres.

O valor arrecadado com as saídas de jogadores na temporada 11/12 é de 15,4M de euros.

O valor gasto é alto, mas nessa temporada o time tem correspondido em campo, diferente de temporadas passadas que valores similares foram expendidos e o time não 'decolou'. Esses motivos valorizam o trabalho de Antonio Conte no comando técnico e dá sobrevida a Marotta no cargo de diretor geral onde ele está garantido somente até o término dessa temporada. Andrea Agnelli renovará com Marotta? Fabio Capello já demonstrou interesse no cargo dizendo que após a Eurocopa quer voltar a trabalhar em clubes mas não como técnico. A vida de Marotta na Juventus só o futuro responderá.