Muito desfalcada, a Juventus de Turim venceu a Roma por 2 a 0
Na tarde deste domingo, a Juventus venceu a Roma por 2 a 0 no Estádio Olímpico. O time de Vincenzo Montella não conseguiu impor-se como mandante na capital italiana, perdendo, em casa, três pontos importantes. Mais uma vez, a Juve, com seu estilo previsível, conquistou uma vitória sobre um dos grandes da Itália.
A Roma veio a campo em um 4-3-3. Montella montou sua equipe com Totti, Vucinic e Menez no ataque, e Perrotta como homem de maior chegada no meio, à frente dos volantes. Sem um jogador de referência, Totti e Perrotta, constantemente, alternaram-se na posição, no meio-campo, abrindo espaço para os jogadores de lado fecharem o jogo próximo à área.
O time de Luigi Del Neri, muito desfalcado, veio com uma formação espelhada, também no 4-3-3, porém com algumas mudanças durante o jogo. Matri era o centroavante clássico, com Pepe e Krasic fazendo os lados do campo. O sérvio ainda, durante alguns momentos do jogo, mudava seu posicionamento em campo, vindo para o meio, quase como segundo atacante, enquanto Pepe assumia sua posição no lado direito. Por isso, em muitas oportunidades, a Juve estava no 4-4-2.
O jogo começou bem movimentado, os dois times chegavam ao ataque, mas sem grandes oportunidades claras de gol. Com o decorrer do jogo, a Roma tomou o controle da partida. Os atacantes chegavam bem ao ataque, mas não finalizavam com qualidade. A Juve só ameaçava nos contra-ataques, sendo muito dependente das arrancadas de Krasic.
Foram poucas as oportunidades de gol no primeiro tempo. A melhor de todas aconteceu aos 30 minutos, quando Totti recebeu cruzamento de Vucinic e, de primeira, chutou bonito para a defesa do goleiro Storari, que virou destaque do primeiro tempo, após algumas defesas importantes.
No segundo tempo, a Juventus voltou melhor. A velha Senhora, mantendo seu estilo previsível de ataque, conseguiu ameaçar a defesa da Roma, que, logo nos primeiros minutos da etapa final, perdeu Mexés por lesão. E foi aos 15 minutos, que a Juve marcou o seu primeiro gol. Após uma bela jogada do time de Turim pelo flanco esquerdo de ataque, Grosso cruzou quase da linha de fundo, encontrando Krasic, que concluiu com categoria, sem chances para o goleiro Doni.
O gol dos visitantes aumentou a movimentação do jogo. Matri perdeu uma oportunidade na frente de Doni; Menez, do lado romano, acertou um forte chute na trave, mas, quando a Roma parecia voltar ao jogo, foi a Velha Senhora que ampliou o placar. Aos 29 minutos da etapa final, Matri recebeu um lindo passe de Grosso. O atacante carregou a bola livre pelo meio até a entrada da área, finalizando rasteiro na saída do goleiro brasileiro da Roma. Montella tinha acabado de fazer alterações em seu time, mas sem nenhum resultado eficaz.
Borriello até deu um novo ânimo para o ataque romano, mas a Juventus conseguia administrar a partida, com os contra-ataques puxados pelos incansáveis Matri e Krasic. Mesmo com maior posse de bola nos momentos finais do segundo tempo, a Roma de Totti não ameaçava, como no primeiro tempo, a meta do goleiro Storari.
A vitória fora de casa aumenta o moral do time comandado por Del Neri, que ainda está muito longe de uma vaga para a Champions League. A Roma, com a derrota, também deixa muito difícil a situação para conquistar a vaga na competição continental, estando atrás de Lazio e Udinese. O clube da capital romana possivelmente voltará suas atenções para a Copa da Itália.
Por Arthur Nonnig, de goal.com