quinta-feira, 23 de junho de 2011

CdA aprova orçamento qüinqüenal de 120 milhões de euros

Agnelli e Elkann, na reunião desta quinta-feira (LaPresse)

Na tarde desta quinta-feira (23), na reunião do conselho administrativo da Juventus (CdA), ficou decidido que, pelos próximos cinco anos, o clube terá um orçamento de 120 milhões de euros. Tal quantia, porém, não será totalmente gasta no futebol do clube.

A Exor, empresa dona de 60% das ações do clube, aprovou o plano qüinqüenal. Ou seja, todo o dinheiro aprovado servirá para as temporadas entre 2011-12 e 2015-16. A empresa fez uma linha de crédito para a Juventus no valor de 70 milhões de euros, que deverão ser pagos até 31 de dezembro de 2011. Como informa a Gazzetta dello Sport, essa quantia apenas está inclusa nos 120 milhões.

Em outras palavras, é uma antecipação de caixa para que a Juventus melhore seu elenco, visto que não possui o dinheiro em mãos imediatamente para as aquisições de jogadores. Já a outra parte do dinheiro, o que "sobrar" após as contratações, deverá ser investido na estrutura patrimonial da Juventus.

Gastos confirmados até o momento foram as renovações de Matri, Motta, Pepe e Quagliarella, que custaram 37 milhões de euros. Diz-se que o gasto limite para "a grande contratação da temporada" (provavelmente, Agüero, Tevez, Rossi ou, mais distante, Sanchez) será de 53 milhões de euros.

"Este aumento significa que a Juve tem um grande futuro à sua frente", falou John Elkann, presidente da Exor. "O plano é ambicioso, que quer ver a Juventus novamente como protagonista. Este plano necessita de recursos para construir uma equipe mais forte. Nos sentimos prontos para sustentar esse percurso", afirmou.



Para Elkann, a torcida tem um papel fundamental nesse projeto. "Eles são parte integrante no futuro que a Juve tem em sua frente", afirmou o executivo. "O seu envolvimento será maior. O estádio, que será inaugurado na próxima temporada, é o símbolo da união entre eles e o time", completou.

Sobre a frase de Michel Platini, presidente da UEFA, dizendo que gostaria de dar logo um troféu à Juventus, Elkann brincou. "Não podemos decepcioná-lo", disse.

O último aumento de capital pelo qual o clube passou foi em 2007, quando retornou da Serie B. À época, foram investidos 105 milhões de euros. Esperamos que esse novo aumento seja muito melhor investido. Muito.

Especulações

O jornal Corriere dello Sport informa em seu site que a contratação do lateral-direito Stephan Lichtsteiner, da Lazio, já é certa. O periódico informa que o contrato de quatro anos será firmado amanhã. Especula-se que o valor da contratação gira em torno de 9 milhões de euros.

Mas a grande notícia é em relação a Sergio Agüero (foto), do Atlético de Madri. O argentino teria recusado, de imediato, uma proposta do Chelsea, por estar já apalavrado com a Juventus. A rescisão contratual do jovem tem o valor de 45 milhões de euros e, ainda segundo o Corriere, o negócio pode se fechar ainda amanhã.

Um reforço para o meio campo pode ser o do brasileiro Michel Bastos, do Lyon. O jornal francês L'Equipe trouxe as palavras do empresário do jogador, Emmanuel de Ker­ckove, dizendo que "nesta semana o negócio deve ser fechado".

Outros nomes especulados para o time de Turim são Mirko Vucinic, da Roma, e Lassana Diarra, do Real Madrid. Pelo montenegrino, a Roma pede 30 milhões de euros, mas a Juve pensa em oferecer 18 milhões e, talvez, envolver Amauri no negócio. Já a oferta pelo francês seria de 15 milhões de euros. Felipe Melo pode ser moeda de troca neste negócio.

4 comentários:

  1. Aguero, Lichtsteiner, Bastos, Inler, Rolando = italiano a copa italia.

    ResponderExcluir
  2. Buffon; Lichtsteiner, Chiellini, Bonucci e Ziegler; Melo, Aquilani (Marchisio), Bastos e Krasic; Agüero (Quagliarella) e Matri. Bem melhor!

    ResponderExcluir
  3. No 4-4-2: Buffon; Lichsteiner, Bonucci, Chiellini e Ziegler; Melo, Pirlo, Krasic e Bastos; Agüero e Matri.

    -
    E com peças como Quagliarella, Sissoko, Pepe, DEL PIERO e Barzagli no banco... MUITO promissor, finalmente.

    ResponderExcluir
  4. Pedem esquecer o Melo, ele vai ser negociado.

    ResponderExcluir