terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A jornada para Turim passa pela Turquia, de novo


Na última segunda-feira a UEFA sorteou os confrontos da fase 16avos de final da Europa League. Por ironia do destino, o primeiro adversário da Juve na competição é da Turquia, onde a Velha Senhora foi eliminada na fase de grupos da Champions League.

Não foi uma simples eliminação. Os problemas de bastidores causados pela nevasca em Istambul geraram uma animosidade entre Juve e turcos. Pavel Nedved, ex jogador e hoje diretor da Velha Senhora que foi representando o clube no evento de sorteio em Nyon, Suíça, afirmou que diante dos recentes acontecimentos preferia ter evitado uma volta tão cedo à Turquia.

Juventus e Trabzonspor decidirão uma das vagas nas oitavas de final da Europa League em jogos de ida e volta. O primeiro jogo acontece em Turim em 20 de fevereiro e o jogo de volta será sete dias após em Trabzon.

Se a Europa League não tem atrativos suficientes para os grandes clubes da Europa a ponto de alguns jogarem com times mistos a competição, essa temporada para a Juve será diferente. A decisão da segunda competição mais importante do continente europeu acontecerá em Turim, no Juventus Stadium. Pela primeira vez, desde que passou a ser decidida em jogo único, a Europa League será decidida na Itália. A velha bota já sediou oito decisões da Champions League, sempre em Roma ou Milão.

Outros três clubes italianos estão na disputa e decidir a Europa League no seu país também aparece como grande objetivo para Napoli, Fiorentina e Lazio. A Fiorentina, único clube a derrotar a Juve na Serie A na atual temporada, pode aparecer no caminho de Conte e seus comandados nas oitavas de final caso a Juve elimine o Trabzonspor e a viola vença seu duelo contra o Esbjerg da Dinamarca. Novo sorteio decidirá o caminho a partir das quartas.

A Juventus conta com três conquistas da Europa League no seu currículo e vencer a competição jogando em casa será uma boa recompensa após a trágica e, fora do roteiro, eliminação da Champions League.

Todos os confrontos:

Dnipro v Tottenham
Real Betis v Rubin Kazan
Swansea v Napoli
Juventus v Trabzonspor
Maribor v Sevilla
Plzen v Shakhtar Donetsk
Chornomorets Odesa v Lyon
Lazio v Ludogorets
Esbjerg v Fiorentina
Ajax v Salzburg
M Tel Aviv v Basel
Porto v Eintracht Frankfurt
Anji v Genk
Dynamo Kiev v Valencia
PAOK v Benfica
Liberec v AZ
 
Oitavas de final:

Liberec ou AZ v Anji ou Genk
Lazio ou Ludogorets v Dynamo Kiev ou Valencia
Porto ou Eintracht Frankfurt v Swansea ou Napoli
Chornomorets Odesa ou Lyon v Plzen ou Shakhtar Donetsk
Maribor ou Sevilla v Real Betis ou Rubin Kazan
Dnipro ou Tottenham v PAOK ou Benfica
M Tel Aviv ou Basel v Ajax ou Salzburg
Juventus ou Trabzonspor v Esbjerg ou Fiorentina


Um comentário:

  1. Acho que os turcos não serão problema, nem possivelmente a Viola.

    ResponderExcluir