segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Não se janta com 10 euros num restaurante que a conta fica 100

A frase que dá o título a esse post foi dita por Antonio Conte no final da temporada passada quando perguntado sobre suas expectativas para a próxima Champions League.

A resposta de Conte explica as frustrações com Sanchez e Falcao, principais especulações nessa janela de transferências, e ajuda a entender a postura da Juventus no mercado.

O planejamento elaborado por Andrea Agnelli, Marotta e equipe segue rigidamente diretrizes orçamentárias e termos de responsabilidade fiscal, o dito Fair Play Financeiro. O clube funciona como uma empresa e no final da temporada não basta pagar suas contas, tem que ter lucro. Isso, somado a outros fatores, não permite uma postura mais agressiva da Velha Senhora no que tange a transferências.

O último caso do mercado, envolvendo Falcao Garcia, serve de exemplo. A proposta da Juventus era de 8 milhões pelo empréstimo e 5M de salários, um negócio que envolvia 20 milhões de euros bruto. Por um momento a proposta da Juve foi a única que sobrou na mesa, Real e City impossibilitados pelo Fair Play financeiro já haviam desistido, até que o United apareceu com quase o dobro oferecido pela Juventus.

A proposta dos ingleses era exatamente a contraproposta que havia sido feita para a Juve, que já tinha decidido que não aumentaria um euro sequer na negociação. Por 12 milhões pelo empréstimo mais 12 de salários, o mesmo que ele recebia no principado, Falcao ficou com o United. A diferença para a proposta da Juve parece pouco, mas no total o United gastará 36 milhões de euros no negócio, incluindo taxas e tributação.

O que aconteceu nessa janela de transferências com certeza foi um dos motivos que fez Conte abandonar seu cargo.

O mercado da bola está inflacionado e quem segue seu orçamento e diretrizes de responsabilidade fiscal a risca paga o preço.

4 comentários:

  1. MELHOR SÓ GANHAR ITALIANO, E CORRER NA EURO, QUE GASTAR TONELADAS DE EUROS COMO O MANCHESTER E FAZER VERGONHA EM CAMPO, E NAS DIVIDAS, QUE ESTÃO POR VIR.

    ResponderExcluir
  2. E ainda tem torcedor da juve que tava torcendo pro Conte sair, mas no fim das contas ele tinha toda a razão, infelizmente ganharemos no máximo o calcio nos próximos anos, tamo perdendo até pro atlético de madrid no mercado :S

    ResponderExcluir
  3. O time está jogando direitinho, e o Coman já foi um dos destaques da primeira rodada. No papel, times como Bayern e Real Madrid são mais fortes, mas o que conta é dentro de campo. Podemos surpreender.

    ResponderExcluir
  4. O elenco da Juve é um dos melhores do mundo, só não vê quem não quer! A questão é o jogo jogado. Conte retrancava o time de uma maneira absurda e polpava jogadores na UCL, isso não se faz nunca!!

    Falem uma zaga efetivamente melhor que a nossa, ou um meio campo melhor que o nosso... Não tem!! Parem de chorar porque não gastamos milhoes no mercado..

    ResponderExcluir