segunda-feira, 4 de abril de 2016

#24

Henrique M.


Poderia escolher uma grande número de temas para falar hoje: a homenagem da torcida bianconera a Gianluigi Buffon por ter batido o recorde de minutos sem tomar gols da Serie A, o fato de Morata achar que vai repetir a jogada do segundo gol do Bayern toda vez que arranca com a bola, qual Pogba que acaba de receber a bola, se é aquele que vai fazer sensacionalmente o simples ou se bisonhamente o sensacional e também o amor de Simone Zaza pelos cartões amarelos.
Porém decidi falar sobre o camisa 24, Daniele Rugani, que enfrentava seu ex-clube e substituía Leonardo Bonucci, lesionado no último amistoso da seleção italiana. Quanto ao jogo, não tem muito o que se falar, uma boa e velha atuação da escola Juventus de futebol, não joga bem e nem mal, não se esforça muito e nem se esforça pouco, não brilha, mas também não passa aperto. Faz o mínimo e se resguarda, se aparecerem mais gols ótimos, se não, os 3 pontos virão do mesmo jeito.
Antes do jogo de hoje, Rugani somava 743 minutos divididos em 10 partidas pelo Italiano (531 minutos), 2 pela Coppa (210 minutos) e 1 pela Champions League (2 minutos). Hoje ele adicionou sua 11ª partida e mais 90 minutos jogados a sua temporada. Uma marca expressiva para um jogador que até pouco tempo (meados de outubro e novembro) usava seu agente para reclamar da falta de oportunidades.
Já havia elogiado a crescente que o jogador se encontrava na partida diante do Sassuolo, no meu primeiro texto publicado aqui, e como resolvi me abster de escrever textos da Juventus após o ocorrido em Munique para não misturar observação e razão com sentimentos e pelo fato de não termos tido jogos após a goleada diante do rival citadino.
Rugani vai completar 22 anos ao término dessa temporada, assim como Bonnie vai completar 29 anos. Existem 7 anos separando os dois zagueiros, mas algo em comum na carreira de ambos pela squadra. Bonucci antes de se tornar um dos zagueiros mais importantes do futebol europeu, era um jogador inconstante, que alternava exibições dignas das suas melhores da atualidade, com as piores exibições do mundo. Justamente, era apelidado de Sedex pelos torcedores juventinos tupiniquins.
Rugani também não começou muito bem sua carreira, mas com tempo de jogo, foi afastando a desconfiança e vai se mostrando opção interessante para substituir o trio de ferro da defesa. Chiellini, Barzagli e Bonucci são três dos melhores zagueiros da Europa, mesmo sem 10% da grife de jogadores da mesma posição, que são infinitamente inferiores aos supracitados.
Porém, o que chamou a atenção quanto ao camisa 24 não foi a crescente em suas atuações ou o aumento da confiança do mister Allegri no mesmo. Me impressiona a frieza e tranquilidade que o jogador tem com as bolas nos pés, além da vitalidade e capacidade física para acompanhar atacantes e recompor defensivamente.
Rugani não é um zagueiro limitado tecnicamente, que não tem consciência técnica para realizar jogadas mais ousadas, como cortar atacantes com tranquilidade e iniciar jogadas curtas e rápidas, ao invés do tradicional bicão para frente.
Barzagli foi deslocado para o centro da zaga, para ocupar o posto de Bonucci. Não existe um zagueiro no futebol mundial que tenha a mesma capacidade de Bonucci com as bolas nos pés, é um jogador extremamente técnico, capaz de articular e iniciar construções de jogadas a partir do campo defensivo da Velha Senhora. A qualidade de Bonucci nesse quesito é tanta, que a imprensa europeia e italiana, já chegou a postular a ideia de que o jogador fosse adiantado para a posição de volante e testado como regista para suprir a saída de Andrea Pirlo. Ainda bem que o nosso treinador não deu ouvidos a essa ideia e Bonucci vem se mostrando cada vez mais e mais uma importante peça para a solidez defensiva de uma das melhores defesas do Velho Continente.
Obviamente que Barzagli não funcionou como Bonnie no centro da zaga, mas não foi por falta de tentar, por diversas vezes, Barzagli tentou jogadas que Bonucci costumeiramente realiza durante as partidas, mas enquanto Barzagli é um monstro defensivamente, não tem a mesma técnica, visão de jogo e capacidade com a bola nos pés que o compatriota.
E é aí que Rugani pode se mostrar ainda mais interessante para a Juventus. Bonucci, desde a temporada passada, é nome forte em toda a janela e desejado por todos os grandes clubes do mundo, inclusive Guardiola elogiou o jogador nos confrontos pela Champions League e fala-se que ele é uma das prioridades do espanhol no comando do Manchester City.
Eu se fosse treinador da Juventus, falaria para o Bonucci acompanhar o garoto e passar algumas dicas de como maximizar a sua técnica e frieza em um jogador capaz de trabalhar dinamicamente com a bola e se tornar um complemento ao estilo de jogos de seus companheiros e uma sombra para o próprio Bonnie.
Bonucci diz que está feliz em Turim e já cansou de declarar seu amor pela equipe, porém, Vidal também cansou de fazer o mesmo e já cuspiu no prato que comeu no novo clube. É acreditar que Bonucci não seja capaz desse mesmo tipo de atitude, mas se precaver em caso de uma saída, pois Rugani tem toda a qualidade técnica para exercer as mesmas funções que Leonardo Bonucci realiza no coração da defesa bianconera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário