segunda-feira, 2 de julho de 2012

A Juve na EURO

Oito jogadores da Juventus participaram da Eurocopa 2012, de início eram sete, mas durante a competição Giovinco acertou seu retorno para a Velha Senhora aumentando o número dos bianconeri na Euro. Todos pela seleção italiana.

O resultado da squadra azzurra na competição foi acima do esperado, alguns prognósticos mais pessimistas previam até a eliminação da Itália na primeira fase. O ponto alto na Euro foi a vitória sobre a Alemanha na semifinal. Na decisão contra a Espanha, um pouco de falta de sorte, descuido da defesa e equívocos de Prandelli resultaram na goleada. Perder para a Espanha não seria surpresa, a forma como perdeu sim. De toda forma a Itália sai com saldo positivo da competição e com uma boa base formada para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 e Copa das Confederações de 2013.

Análise, notas de 5-10:

Buffon: seguro, fez milagres no jogo contra a Inglaterra e foi decisivo na disputa de pênaltis. Participou de todos os jogos e mostrou porque é considerado por muitos o melhor goleiro da história. Deve ter sido a última Euro de Buffon. Escolhido para a seleção da Euro 2012. Nota: 9.

Barzagli: correu risco de ficar de fora da competição por lesão mas se recuperou a tempo. Participou de 4 jogos na Euro, não comprometeu mas também não repetiu as ótimas atuações que teve durante a temporada com a Juve, talvez por estar voltando de lesão. Nota: 8.

Bonucci: participou de todos os jogos e foi o melhor jogador da defesa italiana. Ganhou muitos pontos com o treinador Cesare Prandelli e com a torcida italiana, já não existe desconfiança sobre as capacidades do zagueiro. Nota: 9.

Chiellini: sofreu com uma lesão que o deixou de fora da partida válida pelas quartas-de-final e falhou no gol da Croácia na primeira fase. Nos 5 jogos que participou alternou entre zagueiro e lateral esquerdo. Nota: 7.

Pirlo: foi o cérebro da seleção, com atuações muito elogiadas e decisivas. Único bianconero a marcar na competição. Na final não conseguiu impor seu jogo. Participou dos 6 jogos da competição. Escolhido para a seleção da Euro 2012. Nota: 9.

Marchisio: manteve as boas atuações que teve com a Juventus e o entrosamento com Pirlo facilitou. Titular em todos os jogos, faltou o gol. Nota: 9.

Giaccherini: surpresa na lista de Prandelli, teve oportunidade até entre os titulares mas não conseguiu convencer o treinador para permanecer no time. Fez dois jogos na competição. Nota: 6.

Giovinco: não teve chances, entrou no decorrer de dois jogos e somou 32 minutos em campo. Prandelli devia ter dado mais chances para a formiga atômica. Nota: 5.


2 comentários:

  1. Único que não merecia estar nesta lista é o Giaccherini, podiam ter levado outro da Juve, talvez o Pepe, ou o Matri que é um monstro mas poucos reconhecem. Analisando o contexto a Itália foi muito bem nessa EURO, principalmente pq estava desacreditada, igual a nossa Juve no inicio da temporada passada!

    ResponderExcluir
  2. Marchisio pelo que jogou (ou melhor, pelo que não jogou) na final nem merecia essa nota.

    ResponderExcluir