sábado, 4 de janeiro de 2014

O teatro do scudetto - um tour pelo Juventus Stadium


Domingo será o teatro do scudetto, nós fomos nos bastidores. Um pouco para contar aos que ainda não tiveram a sorte de fazer um tour pelo Juventus Stadium, e um pouco para verificar as condições do palco que receberá Juventus e Roma. Em suma, na manhã fria em Turim estávamos infiltrados em um tour oferecido pela Juventus junto com uma dúzia de outros visitantes e espiar dentro do estádio, entrando em lugares onde até mesmo os jornalistas não têm acesso, como o vestiário da Juventus, o santuário bianconero, onde ecoam os gritos de Antonio Conte e cruzam os olhos dos campeões da Juventus antes de um jogo.


Área Vip - primeiro passo começa pela área mais exclusiva do estádio, de onde assistem os jogos os VIPS e executivos, incluindo o Presidente Agnelli e os diretores Marotta e Nedved, que geralmente completam o trio de muitos torcedores especiais da arquibancada. A entrada principal é majestosa, com a escrita Juventus Football Club e o scudetto orgulhosamente ostentado com o número 31. O monitor da área de honra transmite imediatamente a atmosfera Juventus e a partir daí você entra no restaurante, o mais elegante e exclusivo do estádio. É o clube Gianni e Umberto Agnelli, onde servem almoço ou jantar, estritamente à la carte, antes de cada jogo, pelas amplas janelas vê-se o campo, com vista para a área vip.


Visão de Agnelli - aí está o lugar de Andrea Agnelli, aquele que muitas vezes é capturado pelas câmeras comemorando um gol ou lamentando um erro: poltrona 11 da fila 23, ao lado da escada. Os assentos são semelhantes aos de um carro esportivo com um encosto alto que tem uma pequena televisão. Cada uma dessas poltronas são equipadas com um monitor na qual você pode ver replays e estatísticas do jogo.


Do ônibus ao vestiário - mas, tendo vivido a experiência presidencial começa a parte mais emocionante do tour, aquela em que você despe a roupa elegante dos dirigentes, para vestir a mais emocionante do jogo, o estádio do ponto de vista dos jogadores. A entrada do ônibus já lança mensagens aos bianconeri e adversários. Fotos gigantes dos últimos triunfos parecem dizer aos visitantes: cuidado, estes são os sues inimigos de hoje. E aos bianconeri, isso é você, lembre-se que você está aqui para ganhar! E o processo de comunicação subliminar continua nos corredores que levam para o vestiário, com várias frases cheias de espírito de luta, orgulho e raça de ex jogadores da Juventus, imagens dos grandes campeões da história e uma parede que abriga um mural gigante com os troféus da Juventus.


O vestiário - quando você entra no vestiário bianconero tem a impressão de estar na sala mais importante em todo o estádio. E verifica-se que ele é pequeno! As imagens de TV que capturam o vestiário antes dos jogos expandem o ambiente do que é o seu tamanho real. O lugar onde os jogadores passam os momentos antes de um jogo é uma sala longa e estreita de 4 x 15 metros, projetada desse modo especificamente para que a equipe se sinta mais íntima, facilitando a propagação das palavras de Antonio Conte ajudando a criar o sentimento de grupo. No fundo da sala, dois armários dispostos para os líderes do time, são os lugares de Buffon e Pirlo. Tevez está no meio da fileira de armários do lado direito, Marchisio do meio do lado esquerdo. Conte fica no meio para ter à disposição das suas cordas vocais todos os tímpanos dos jogadores. Depois há outra sala, bem maior que o vestiário, com banheira, camas de massagem e espaço para os jogadores fazerem refeições após o jogo.


O campo - a entrada no campo é outra adrenalina, mesmo quando as arquibancadas estão vazias. O sonho de qualquer futebolista é passar por esses metros do túnel que levam do vestiário ao gramado. A propósito, os dias de fortes chuvas e nevascas do Natal não danificaram o gramado, que hoje em dia é constantemente monitorado por jardineiros e iluminado com lâmpadas especiais que fazem às vezes do sol (que nesses dias também esteve de férias). Em suma, vimos de perto que o palco do jogo de domingo está a altura do grande jogo.

De Guido Vaciago, Tuttosport.com - Tradução @bdalecio



2 comentários: