terça-feira, 27 de maio de 2014

FIGC anuncia o fim das co-propriedades

E agora Beppe?

O conselho federal da FIGC aboliu o instituto das co-propriedades de jogadores. A partir da próxima janela de transferências os clubes não poderão mais efetuar transações de jogadores nesta modalidade de negócio. As co-propriedades vigentes poderão ser renovadas por mais uma temporada, mas em junho de 2015 todas deverão ser resolvidas.

Nem todos os clubes eram favoráveis ao fim do modelo tipicamente italiano, Juve entre eles, mas por maioria ficou decidido pelo término.

O jeito italiano de negociar: nas co-propriedades um clube compra metade do passe de um jogador e ao término da temporada os clubes devem decidir amigavelmente, ou não, com quem o jogador ficará. A co-propriedade pode ser renovada e caso os clubes não cheguem a um acordo amigavelmente eles devem encaminhar propostas para a FIGC em uma determinada data antes do início da temporada e quem pagar mais pela metade que não lhe pertence fica com o jogador. Este era o grande diferencial da co-propriedade, a resolução delas perante a FIGC são feitas às cegas.

Marotta é um adepto confesso desse tipo de negócio. Entre os jogadores da Juve que estão atualmente sob o regime da co-propriedade estão Isla, Immobile, Gabbiadini, Sorensen, Rugani, Zaza e Berardi.

A FIGC aproveitou a ocasião para também anunciar as datas das janelas de transferências para a próxima temporada. A janela de transferências do verão europeu abre em 1º de julho e vai até às 23h no horário italiano de 1º de setembro. No inverno os clubes têm de 5 de janeiro até 2 de fevereiro para registrar novos jogadores, também até às 23h.

As Marottadas vem aí...

3 comentários:

  1. E como fica a atual, situação desses jogadores em Co-propriedades? Especialmente no caso do Berardi. Hahah.

    ResponderExcluir
  2. As co-propriedades atuais deverão ser resolvidas até junho de 2015. O mais provável para o Berardi é a renovação de sua co-propriedade e mais uma temporada no Sassuolo.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que ele era vesgo

    ResponderExcluir