terça-feira, 26 de julho de 2011

Grandes ídolos: Giampiero Boniperti

Nascido em 4 de julho de 1928 em Barengo, na província italiana de Piemonte. Boniperti é um caso à parte na história do futebol. O atacante e meia ofensivo pela direita defendeu durante toda a sua carreira (1946-1961) a Juventus. Foi contratado pela Velha Senhora com 16 anos, já havia se destacado nas categorias de base após marcar 11 gols em uma só partida.

Como profissional, Boniperti estreou na Juventus em março de 1947 em uma derrota(2-1) contra o Milan pela Serie A. Três meses após a sua estreia no time profissional, Boniperti marcou seu primeiro gol com a "maglia bianconera" contra a Sampdoria. Ele terminaria sua temporada de estreia com 5 gols em 6 jogos e a Juventus vice-campeã da temporada 1946-1947.

A segunda temporada como profissional de Boniperti foi quando ele ganhou destaque ao marcar 27 gols. O primeiro título do italiano veio na temporada 1949-1950. Durante a década de 50, Boniperti colocou a Juventus de volta ao topo do futebol italiano. Como jogador conquistou além do italiano de 49-50 mais 4 títulos da Serie A (51-52; 57-58; 59-60; 60-61) e dois títulos da Coppa Italia (58-59; 59-60).


Boniperti é o segundo maior artilheiro da Juventus (179 gols) atrás apenas de Del Piero. Outra marca quebrada por Del Piero que pertencia a Boniperti é o de número de jogos na Serie A pela Juve, Boniperti tem 444 jogos. Essa marca foi ultrapassada em 2010 pelo atual camisa 10 bianconero. Boniperti é o 6º jogador com mais jogos pela Juventus.

Na seleção italiana, Boniperti participou de duas Copas do Mundo. Foi convocado pela 1ª vez após ter participado de apenas 14 jogos. Foram 38 jogos e 7 gols pela Azzurra entre 1947-1960.


Dez anos após sua aposentadoria, Boniperti foi convidado pela família Agnelli, dona do time de Turim, para assumir a presidência do clube. O presidente Giampiero Boniperti tornou-se, então, um dos mais vitoriosos da história juventina, acumulando 18 títulos. Entre eles estão nove Campeonatos Italianos, uma Liga dos Campeões e um Intercontinental. Quando deixou o comando do clube, ainda se inseriu na vida política, fazendo parte do Parlamento Europeu entre os anos de 1994 e 1999, elegendo-se pelo Forza Italia, partido do primeiro-ministro Silvio Berlusconi. Hoje, com 83 anos, ainda é lembrado como um dos maiores que já passaram pelos Alpes de Turim e ocupa a cadeira de presidente de honra da Juve. Na última temporada, viu seu neto Filippo Boniperti defender a equipe principal da Juventus em jogos da Liga Europa e campeonato italiano.

5 comentários:

  1. Tipico Ctrl+C, Ctrl+V sem ler o conteudo do texto...

    Ta bem atrasado esse texto sobre o genio Boniperti

    ResponderExcluir
  2. é ae cara, blog maneiro, tbm tenho um blog da juve, só q sobre downloads, poderiamos ser parceiros?
    aguardo resposta, valeu

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelos elogios e pela crítica. Os posts referentes aos grandes ídolos são frutos de pesquisas que tem como objetivo mostrar a carreira de grandes jogadores que vestiram a camisa da Juventus. Sempre parecem que são ctrl+c ctrl+v porque são dados estatísticos e a história de cada jogador, não tem como fugir disso, principalmente nos casos de ídolos como Boniperti e Sivori que eu não vi jogar pela Juve.
    Se você se identificar e dar uma sugestão para a melhora do conteúdo do texto, estamos abertos a mudanças. Se quiser contribuir fazendo um post sobre outro jogador que ainda não foi abordado nessa série fique a vontade para nos mandar o texto. Obrigado por acessar o Juventus Brasil.

    ResponderExcluir