segunda-feira, 20 de agosto de 2018

A derrota do futebol italiano fora da televisão brasileira 36 anos depois

Os comandados do Mister Allegri não estarão na sua TV

Pela primeira vez em 36 anos o campeonato italiano não terá transmissão na televisão brasileira. O torneio, que nos últimos anos foi exibido por FOX Sports e ESPN, agora será visto apenas no canal RAI Italia, disponível em algumas operadoras de TV por assinatura com transmissões em italiano e pelo Serie A Pass, sistema de streaming por assinatura via Web ou aplicativo.

A transmissão pela RAI Italia é apenas em italiano e o sinal disponível no Brasil não é em HD. Testamos durante a primeira rodada o streaming do Serie A Pass, o sistema permite acesso a todos os jogos da Serie A, uma grande vantagem, mas não é a mesma qualidade do que se assistir pela televisão, além do que as narrações são em inglês.

O impasse que causou a ausência do futebol italiano da TV brasileira se deu por conta do alto preço estabelecido pelos direitos de transmissão por sua detentora IMG, cerca de 90 milhões de reais por temporada, quantia que afastou os canais interessados que vivem a crise financeira brasileira.

O problema não é só no Brasil, a exclusividade da Serie A na temporada 2018/19 na RAI e Serie A Pass é em toda América Latina.

As transmissões do campeonato italiano na TV brasileira começaram em 1982 na Rede Globo, ainda na década de 80 esteve na tela da Bandeirantes e a partir de 1994 até 2012 sempre esteve na grade da ESPN e em algumas dessas temporadas na TV aberta Band/RedeTV via Esporte Interativo. Após 2012 por um período foi exclusividade dos canais FOX Sports que posteriormente sublicenciou a atração para a ESPN.

O desaparecimento do italiano da TV brasileira é uma grande derrota não só para os fãs brasileiros mas também para os clubes que deixam de ser exibidos em um importante mercado, principalmente para a Juventus que vivencia um grande momento de sua história com o heptacampeonato italiano e a chegada de Cristiano Ronaldo, o que com certeza criaria uma nova geração de torcedores no nosso país, agora dificultado pela ausência da Serie A nos nossos canais esportivos.

Para nós bianconeri, resta torcer para que a situação seja revertida com brevidade, o que não aparenta que irá acontecer.

*Os direitos de transmissão da Copa da Itália e Supercopa Italiana são negociados em separado pela Lega Serie A, portanto, ainda existe a possibilidade dessas duas competições italianas estarem na grade dos canais brasileiros nessa temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário