sábado, 18 de agosto de 2018

Uma rápida análise do mercado nota 10 da Juventus

A maior contratação de todos os tempos

A janela de transferências do futebol italiano fechou na última sexta-feira (17) às 20h. Sem dúvidas foi a janela de transferências mais movimentada dos últimos anos na Itália, e não só pelo mercado da Juventus. Inter, Milan e Roma também fizeram contratações importantes que reforçam o interesse pelo Campeonato Italiano, até agora a segunda liga europeia que mais gastou na janela de transferências, atrás apenas da Premier League.

A contratação de Cristiano Ronaldo, atual Bola de Ouro e melhor jogador europeu de todos os tempos, já basta para classificar o trabalho de Giuseppe Marotta com nota 10, ainda que o clube tenha perdido a jovem promessa Mattia Caldara e o artilheiro Gonzalo Higuaín para o Milan.

Em um início de temporada que a Juventus abriu mão de Gianluigi Buffon e Claudio Marchisio, apenas uma grande estrela do porte de Cristiano Ronaldo confortaria os corações partidos da torcida da Velha Senhora, e felizmente ele escolheu a Juve.

As chegadas dos jovens Perin, João Cancelo e Emre Can dão a renovação no elenco na medida que o clube precisa, sem grandes contrastes. 

Por fim, Marotta ainda brindou a torcida bianconera com o retorno de Leonardo Bonucci, que não obteve sucesso na sua temporada no Milan depois de saída conturbada da Juve. Cabe agora ao zagueiro reconquistar a torcida bianconera com as boas atuações de seus tempos de Juventus que lhe levaram a figurar nas listas de melhores zagueiros do mundo, o que acontecerá.

A única ressalva que se faz é que com a rescisão contratual de Marchisio o elenco da Juventus conta apenas com cinco meia-campistas (Pjanic, Matuidi, Khedira, Emre Can e Bentancur), o que é pouco para uma longa temporada, mas que pode ser suprido de início com jogadores da base e ser reforçado na janela de transferência do inverno europeu em janeiro. Allegri pode contornar essa situação facilmente, até porque se espera que ele jogue boa parte da temporada no 4-2-3-1 ou 4-3-3, utilizando apenas dois ou três meias, portanto, se lesões não atrapalharem, os cinco meias devem ser suficientes. Marotta sabe o que fazer.

Abaixo gráfico da Gazzetta dello Sport com as chegadas e saídas da Juve na janela de transferências, no total o clube gastou 234,9 milhões de euros e recebeu 90 milhões em vendas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário