domingo, 22 de abril de 2012

Por dentro de Vinovo: A Juventus como nunca antes vista


O jornal Tuttosport fez uma reportagem especial sobre o centro de treinamentos da Juventus em Vinovo, cidade da região metropolitana de Turim. O Blog Juventus Brasil traz com exclusividade em português a matéria de Fracassi Enrico, que teve a oportunidade de acompanhar os bastidores da Velha Senhora:

Conte sempre chega um pouco antes dos outros, passa em seu escritório, onde pouco depois chega o restante da comissão técnica. Não é uma sala muito grande, ocupada por uma mesa com seis cadeiras ao redor, há uma TV, um quadro branco para demonstrações táticas. Aqui e ali rascunhos de movimentos de campo e sistemas de jogo: entre aquelas quatro paredes nasceu o esquema de jogo da Juventus. O treinador confessa, "as melhores ideias vêm a mim durante a madrugada". O escritório de Conte é onde as reuniões de planejamento da semana de treinos, jogos e viagens bianconera ocorrem com a equipe técnica. Na sala da frente é o vestiário da comissão técnica, uma cópia menor do que é o vestiário dos jogadores. Após a reunião técnica, Conte troca de roupa lá antes de se juntar aos jogadores.

Nossa visita em Vinovo, onde nenhum mortal comum pode pôr o pé, começa a partir da sala do chefe e seus auxiliares. Não é por acaso, a alma do Juventus Center pulsa através deles que colocam em forma, não só os músculos, técnica e tática da equipe, mas também a mentalidade, que muitas vezes este ano fez a diferença. E prosseguindo na ponta dos pés em espaços onde trabalham todos os dias, em qualquer lugar podemos capturar algumas particularidades.

Angelo Alessio, por exemplo, distribuiu uma ilustração com dois burros amarrados a uma corda e dois montes de feno, cada um por conta própria, se eles vão para um outro lote a corda estrangula-los e não permitir-lhes comer, mas se eles se moverem na mesma direção, eles podem se alimentar. Não há palavras, apenas um título: "Colaboração." O auxiliar de Conte fixou cópias por todo o lugar, é talvez o resumo mais simples e mais eficiente do espírito da Juventus este ano.

A partir da sala de Conte, antes de entrar no vestiário dos jogadores, há espaço reservado para o setor médico. Todos os dias, o centro médico coordenado por Gianluca Fabrizio e gerido por Tencone Stesina e Luca Stefanini se encontra lá em pleno funcionamento para os necessários primeiros socorros. Na sala há uma foto magnífica sobre o primeiro campeonato italiano da Juventus, em 1905: elegantes pioneiros, com suas camisas da Juventus e bigode.


Então, com um empurrão na porta dupla você vai chegar ao vestiário: a primeira espiada, vislumbramos a linha vermelha de armários. O vestiário do estádio é definitivamente um lugar de emoções fortes, mas este é o lugar onde diariamente Conte 'martela' a equipe. É também o lugar de maior intimidade do Juventus Center: Entrada de pessoas de fora é estritamente proibida, salvo quando autorizado por Conte. Pela manhã, os roupeiros já colocaram as chuteiras e toalhas perto do chuveiro, depois colocam os uniformes próximos aos assentos dos armários.

Cada armário é personalizado com o nome, mas os jogadores adicionam fotos, recortes, adesivos e decoram seu espaço em Vinovo. Buffon é o primeiro à esquerda e diante do nome, adesivos dos Ultras da Carrarese Calcio, equipe da sua cidade e uma figurinha de Krasic com a camisa da Sérvia, misteriosamente colada no painel. Marchisio criou um belo painel, quase todos têm fotos de membros da família, mas freqüentemente os armários são também o quadro-negro para provocações: manchetes, montagens de fotos, caricaturas ... vale tudo para brincar com um amigo. 

Em seguida, há os chuveiros, a banheira com água gelada (tortura que os jogadores passam ao final de cada treino), hidromassagem (usado muito raramente, em contraste com a do estádio) e sauna (talvez nunca ligada) . Fecho a sala do vestiário, com a agora famosa máquina de yo-yo, introduzidas este ano por Julio Tous, que trabalha com os preparadores Sassi e Bertelli. Entre os segredos bianconeri desta temporada também existem essas ferramentas para desenvolver a força de uma forma menos traumática para os músculos. No fundo da grande sala, iluminada por uma enorme janela com vista para os oito campos do centro, há o aparelho de som. O DJ muda a cada dia, são os gêneros mais díspares (do rock à música latina passando pelo disco) e apenas um jogador está proibido de aproximar-se do sistema: Buffon, cujos gostos (músicas italianas dos anos 60/70) são sempre rejeitados pelo outros.


No corredor, com vista para a piscina (para a recuperação de atletas) e ao lado de uma máquina de gelo, mal necessário (vários quilos são consumidos por dia), o espaço para os fisioterapeutas: quatro macas para os jogadores relaxarem e se recuperarem, às vezes lendo ou conversando. Na sala, uma foto de Michael Jordan e sua máxima: "Eu posso aceitar a derrota, perder acontece a todos. O que não aceitamos é não tentar ganhar."
 
 
Por fim, chegamos ao almoxarifado, o local onde Maurizio Bertoli, Gentile Anthony e Susanna Rolfo gerenciam tudo o que os jogadores precisam. Mas tudo mesmo, até as cuecas de cada jogador, com o número identificado no elástico. A grande sala é arrumada, bolas de outros esportes enchem uma estante (o resultado do intercâmbio com outros clubes), mas é especialmente o lugar das chuteiras que chama atenção. O estoque de cada jogador é uma caixa com o seu número, mas o que conta é o gosto de cada jogador. Pirlo sempre usa 13 cravas de borracha: qualquer campo, qualquer clima. Chiellini prefere maior distância entre as cravas, usa quase sempre 6. Parece uma caixa de ferramentas da F1

A filosofia em Vinovo é a seguinte: nenhum detalhe pode ser ignorado no reinado de Antonio Conte.


No estacionamento reservado para dirigentes, comissão técnica e jogadores da equipe principal, uma ordem de Antonio Conte: os carros devem ser alinhados em três filas formando um 4-3-3.

2 comentários:

  1. Muito bom, Bruno. Excelente matéria. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. A imagem dos burros usada pelo assistente do Conte: http://lockerz.com/s/203737151

    ResponderExcluir