quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Temporada nova, ataque novo: desde 2007/08 Juve não repete dupla de ataque na estreia


Temporada nova, ataque novo. Para a Juve é uma regra vista desde 2007/08 a dupla ofensiva de estreia na Serie A é diferenta daquela de estreia na temporada anterior. Como se sabe, sábado no Stadio Marassi os titulares serão Tevez e Vucinic a regra será novamente respeitada: no ano passado no Juventus Stadium contra o Parma Vucinic estava ao lado de Giovinco, que desta vez estará no banco.

A última vez que a Juventus iniciou por dois anos seguidos o campeonato com a mesma dupla de ataque foi nas temporadas 2003/04 e 2004/05, com os intocáveis Del Piero e Trezeguet. Mas se faz correta uma análise a partir de 2007, tendo em vista o ano atípico de 2006.

Nas últimas seis temporadas com a maglia bianconera jogaram dezessete atacantes. Tevez, que estreou na Supercopa no domingo passado, é o décimo oitavo. Na lista estão lendas bianconeras (Del Piero e Trezeguet), dois outros campeões do mundo (Iaquinta e Toni), um talentoso inconstante (Vucinic), uma aquisição cara e decepcionante (Amauri), três ótimos jogadores (Quagliarella, Matri e Borriello), seis produtos das categorias de base (Palladino, Giannetti, Libertazzi, Beltrame), dois meteoros (Bendtner, Anelka).

Nestas seis temporadas a Juve teve rendimento alternado: dois scudetti (2011/12 e 2012/13), duas vezes no pódio (terceira posição em 2007/08 e vice campeonato em 2008/09) e dois campeonatos para se esquecer (sétima colocação em 2009/10 e 2010/11). Del Piero foi o artilheiro com 21 gols em 2008 com Trezeguet logo atrás com 20, mas a Juve só voltou a conquistar o título quando o jogo de Conte deu aos meias e defensores a oportunidade de desfrutar do trabalho técnico e tático dos atacantes.

Em um momento de dificuldades financeiras, que deixa impossível a compra de um atacante de nível mundial (como Del Piero e Trezeguet foram), a Juve teve a sorte e coragem de escolher um técnico capaz de montar um time independente do clássico camisa 9. Conte tem um estilo que não depende de centroavantes, motivo o qual Llorente encontra dificuldades para ser titular apesar do grande empenho. Enquanto espera um entrosamento melhor do espanhol, Conte tem Tevez, que mesmo não estando no topo de sua forma, já mostra sua classe e sobretudo uma compatibilidade com o esquema de jogo da Juventus. Quem sabe, finalmente, a Juventus encontrou uma dupla de ataque que será titular em dois anos seguidos.

2 comentários:

  1. Amauri e Iaquinta é a pior dupla de todas essas aí.

    ResponderExcluir
  2. caraca velho vocês demoram muito pra atualizar o site.

    ResponderExcluir