sábado, 23 de julho de 2011

Coluna "Minha Juve" - O time toma forma


Olá, amigos bianconeri.

Trago a vocês uma novidade no blog, que dependerá muito da participação de vocês. Em conversas da equipe, decidimos abrir um espaço semanal destinado especificamente para a opinião de nós da equipe sobre algum assunto da Juventus.

O foco do nosso trabalho diário é sim trazer um noticiário isento de opiniões, mas, este espaço, onde escreveremos todas as sextas-feiras, se faz necessário, para que todos nós possamos nos aprofundar em diversos assuntos relacionados a este clube que tanto amamos.

E isso não funcionará sem a participação de vocês. Afinal, não temos a intenção de impor a nenhum de vocês o nosso ponto de vista e a nossa forma de raciocínio. Visamos meramente expô-los a vocês e ouvir de vocês se concordam, se discordam, por que não concordam, etc. Portanto, sintam-se em casa, afinal, a Juve é de todos nós.

Como inauguração, vamos tratar da esquematização da equipe de Conte, que começa a tomar forma. Contratações ainda se fazem necessárias, obviamente, mas vamos fazer uma análise do grupo de jogadores à disposição no momento.

Veja a possível disposição tática da equipe até aqui, com as peças de reposição entre parênteses, e, na seqüência, uma análise separada de cada setor do time:

Clique na imagem para ampliá-la

Gol
Nada a dizer. Dois dos melhores goleiros da Itália.

Defesa
A confiável zaga se viu comprometida, em vários momentos da última temporada, em função da fraqueza dos laterais, que eram uma dor de cabeça constante. Porém, duas contratações pontuais foram feitas para ambas as laterais, com jogadores que chegam para assumir a titularidade.

Ziegler, bom marcador e muito bom apoiador, fez uma excelente temporada na Sampdoria, apesar da vergonhosa campanha do time de Gênova. Em janeiro, o Milan, inclusive, fez oferta pelo jogador, rejeitada pela Samp. Lichtsteiner também teve destaque na boa campanha da Lazio.

É extremamente improvável que estes dois não joguem melhor do que jogaram Motta, Grygera e Grosso nesta última temporada.

Meio de campo
A saída de Felipe Melo é uma perda para a equipe. Ele fez uma tremenda temporada tecnicamente e era essencial no auxílio à zaga e, em momentos, até na ligação com o ataque.

Sua saída deve ser um sinal de confiança em Sorensen, volante improvisado na lateral direita em vários jogos. Jogando na lateral, o dinamarquês sempre mostrou uma marcação individual muito boa, mas pecava quando ia ao ataque. Talvez desempenhe bem o papel de primeiro volante. A briga com Sissoko pela titularidade pode ser boa.

Relatos da imprensa italiana mostram que Pirlo se encaixou como uma luva no time e será titular absoluto. Sua chegada será um grande auxílio para Krasic, que sofreu em vários momentos por ser o único responsável do meio por criar jogadas. Marchisio tem sido utilizado em uma função bastante ofensiva, pelo lado esquerdo.

As peças de reposição do setor são animadoras. Pepe, Vidal e Pazienza podem repor com muita qualidade a saída de qualquer um dos titulares. Melhora significativa, sendo que, no ano passado, a reposição ficava a cargo de... Salihamidzic.

Ataque
Todos se lembram que, até a contusão de Quagliarella na última temporada, a Juventus era o melhor ataque da Itália, mesmo ainda sem Matri (e, pior, ainda com Amauri no elenco). Após sua saída, a coisa desandou. Em momentos, Del Piero era o único atacante disponível, quando Toni e Iaquinta também se machucaram.

Mas penso que este setor ainda é o mais forte do time. Quagliarella e Matri pode ser uma das melhores (não "a melhor") duplas de ataque da Itália. E isso todos sabem que não é uma fala de torcedor. É indiscutível.

Se com um meio de campo absolutamente fraco no quesito criação de jogadas o ataque conseguiu ser o melhor da Itália no meio da temporada (e com Amauri no elenco), ele tem tudo para aumentar sua produtividade com essa excelente dupla titular.

Treinador
Ainda é uma incógnita, convenhamos. É uma aposta. Afinal, duas Serie B não é um currículo invejável. Ele é uma aposta assim como foi Ferrara, mas com um pouco mais de experiência.

Nos treinos até aqui, ele demonstrou querer implantar um sistema bastante ofensivo. Não é possível afirmar que vai dar certo ou que não vai.

Uma "ajuda" que ele terá será o fato de ter que focar apenas na conquista do scudetto e não ter que se preocupar, por enquanto, com a enganosa Liga Europa.

O que ele mais necessita é paciência e tempo de trabalho, coisa que Ferrara não teve e, particularmente, achei um erro.

Mesmo se não receber mais nenhum reforço, o time que Conte tem nas mãos é bom e capaz de vencer o scudetto. Basta ele conseguir dar padrão de jogo, dar ao time a "sua cara", ter uma equipe constante, coisa que Del Neri não conseguiu realizar.

E você, o que acha?

10 comentários:

  1. Não entendi o Vidal na meia direita. Sei que ele faz essa função, mas não seria o ideal. O melhor seria uma dupla de Vidal-Pirlo no meio campo.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que essa temporada teremos uma Juventus mais forte em relação aos anos anteriores. Esse meio campo é excelente, pra não dizer espetacular. Só acho que precisaria de um bom substituto para o Pirlo, não duvidaria se daqui 1 ou 2 temporadas a Juventus não tentasse a contratação do Arouca ou do Paulinho.

    ResponderExcluir
  3. Imagino que esta dupla Vidal-Pirlo seria um pouco ofensiva demais, sem um primeiro volante para ajudar a defesa. Mas não é nada certo, é só uma opinião minha mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Acho que oConte vai escolher a dupla de meias Vidal-Pirlo.
    Já que temos 2 laterais muito defensivos, os meias podem ter um pouco de liberdade de criação.
    Tenho pra mim que o Pirlo jogará entre os Zagueiros para articular o jogo e o Vidal dando o primeiro combate no meio de campo.
    Se o Vargas, Kjaer e o Rossi vierem temos um elenco muito bem montado!

    ResponderExcluir
  6. Acredito que a escalação será um pouco diferente, com :
    Buffon
    Lich Chiellini Bonucci Ziegler
    Pirlo Vidal (sissoko)
    Krasic Machisio (Vidal)
    Matri Quagliarella

    Isso sem contar as possiveis vindas de Vargas e Rossi, que viriam para serem titulares

    Também vejo Sorensen como Zagueiro ou lateral direita, não volante. Assim como vejo Pazienza como reserva dos volantes, e não dos meias, que seria Pepe

    Estou confiante neste time, porém temo que a mudança tatica demore um pouco para ser assimilada, o que pode balançar Conte antes de conseguir firmar o time como deseja.

    ResponderExcluir
  7. Faz sentido sim pensar que os laterais são mais defensivos. É complicado pensar no time agora, pois o Conte está fazendo muitas experiências e o time nem a campo foi ainda. No treino de quinta, por exemplo, ele experimentou um 4-2-4. E também vale sempre pensar na situação de jogo. Talvez enfrentar uma Inter ou um Milan requeira um primeiro volante mais defensivo, para diminuir os espaços.

    ResponderExcluir
  8. Sissoko deve ser negociado. E eu acho que a posição original do Sorensen é zagueiro.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o Guilherme na dupla Vidal-Pirlo de volantes, mas prefiro o Pepe na esquerda ao invés do Marchisio que não é tão criativo. O unico lugar que vejo para Sorensen é na zaga, pois nao tem qualidade nenhuma de passe. Krasic precisa mostrar novamente as boas atuações do primeiro semestre pela Juve. Veremos hoje como a equipe vai se sair contra o Sporting.

    ResponderExcluir
  10. Se eu fosse o Conte, eu colocaria o Marchiso junto com o Pirlo e o Krasic no meio, com Del Piero, Matri e Quaglia no ataque contra times fracos pra conseguir o resultado e contra times mais fortes fazer um esquema mais defensivo.

    ResponderExcluir