sábado, 27 de outubro de 2012

Coluna Minha Juve: Juventus subestimou adversário e agora tem problemas na UCL



Algumas decisões do treinador Antonio Conte para o jogo do meio de semana contra o Nordsjaeland pela 3ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões são questionáveis. Conte mandou a campo uma equipe diferente do que tem sido os titulares da Velha Senhora imaginando que a Juve daria conta do recado. O que se viu em campo pode dar margens para discussão sobre a decisão do treinador, a Velha Senhora não conseguiu impor o seu ritmo e sofreu com a falta de efetividade no ataque e acabou empatando com o Nordsjaeland.

O resultado abaixo do esperado, mesmo tendo sido fora de casa, deixou a Juventus em posição desconfortável na classificação do Grupo E. Algumas mudanças promovidas na equipe são justificáveis, como a ausência de Asamoah e Vucinic no banco de reservas. O ganês não viajou por causa de lesão e o montenegrino foi poupado do início do jogo por ainda estar se recuperando de uma gripe. Já a decisão por deixar Lichtsteiner em Turim, escalar Lucio no lugar de Barzagli e deixar Quagliarella fora até mesmo do banco de reservas dão a entender que a comissão técnica subestimou o adversário. Em uma temporada longa a rotatividade no plantel é necessária, mas Antonio Conte escolheu o jogo errado para poupar determinados jogadores. É difícil criticar um treinador que desde quando assumiu a Juventus em julho de 2011 só registrou uma derrota em jogos oficiais, o problema é que o erro de Conte pode custar a classificação da Velha Senhora na competição europeia. O jogo desse final de semana contra o Catania seria bem mais adequado para essas alterações.

Nem tudo está perdido, a história conta que a Juventus pode manter o otimismo na classificação para a próxima fase mesmo após os três empates no início da competição. Na temporada 1998/99, a Juve que tinha Antonio Conte em seu plantel empatou os cinco primeiros jogos no grupo que tinha Galatasaray, Rosenborg e Athletic Bilbao. Com uma vitória contra os noruegueses no último jogo da fase de grupos a Velha Senhora passou para a fase final da competição tendo sido eliminada pelos campeões daquela edição, Manchester United, na semifinal. Outro retrospecto que dá otimismo é o da Internazionale quando foi campeã na temporada 2009/10, naquela edição os nerazzurri empataram os três primeiros jogos da fase de grupos contra Barcelona, Rubin Kazan e Dinamo Kiev.

Competência tem, a Velha Senhora apesar do risco desnecessário, deve avançar para as oitavas de final. O 'pato' dessa história pode sobrar para o atual campeão Chelsea que foi derrotado fora de casa pelo Shaktar Donetsk. O jogo que deve decidir a classificação bianconera deverá ser o da 5ª rodada quando o Chelsea vai conhecer o Juventus Stadium. Continuamos na torcida, #ForzaJuve!

Um comentário:

  1. Não pode brincar em UCL. Conte subestimou o adversário. Que sirva de lição!

    ResponderExcluir