sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Coluna Minha Juve: uma semana especial

A coluna Minha Juve está de volta, dessa vez um pouco diferente. Uma vez por semana o leitor do Blog Juventus Brasil poderá expor sua opinião por um post. O tema tratado poderá ser qualquer um, desde que tenha ligação com a Velha Senhora.

Para reestrearmos a coluna em grande estilo, o amigo @raulmdias conta como foi sua viagem para Turim para acompanhar Juventus x Chievo pela 4ª rodada da Serie A 2012/13.

Para o torcedor não italiano da Juventus, ir a Turim ver uma partida da Vecchia Signora in loco é sempre uma aventura. E, quando eu marquei a viagem para ver a partida contra o Chievo, jogada no último dia 22, confesso que a coisa que mais me assustava não era a hipótese de uma derrota, mas a possibilidade de não conseguir ingresso para o jogo, ou de estar já dentro do estádio, esperando o início da partida, e a mesma ser adiada por algum motivo tolo. Nos últimos anos, já vi várias partidas da Juventus serem adiadas sem necessidade - por exemplo, por um incidente entre torcidas ocorrido bem longe do estádio -, deixando na mão os vários torcedores que haviam se deslocado de diversas partes da Itália e até do mundo para ver a partida.

De fato, já foi um sufoco comprar ingressos. Nos primeiros dias de venda, só era possível comprar pelo telefone, e, adivinhem, o sistema estava fora do ar. Somente na quinta-feira, nove dias antes do jogo, consegui comprar meu ingresso pela Internet. Aí imprimi o ingresso em casa mesmo, e fui para Turim com tudo certo para ver o jogo.

A semana que passei na capital piemontesa foi de visitas a locais turísticos da cidade, e encontros com amigos juventinos que conhecia pela Internet. Esses últimos me receberam de forma bastante calorosa, como faz parte do jeito italiano de ser. Interessante é que, nos lugares onde eu passava, despertava a curiosidade das pessoas: como alguém faz uma viagem tão longa só para ver a Juventus? Na sexta-feira antes do jogo, fui jantar na estação ferroviária Porta Nuova. Quando contei para o pessoal do restaurante o que eu estava fazendo em Turim, um dos balconistas do local, que se identificou como "ultrà" da Juventus, me disse: "Tu sei il mio idolo".

Não foi difícil "respirar" Juventus a semana toda. Da Juventus Store de Via Garibaldi às atrações do estádio fora dos dias de jogo, sempre havia o que fazer que remetesse ao time. No estádio, tive a oportunidade de visitar o excelente museu da Juventus, com várias peças e vários itens que lembravam a história do time, fazer uma visita guiada do estádio, entrando em campo pelo mesmo túnel pelo qual os jogadores entram, e andar pelo shopping Area 12, construído junto ao estádio.

No dia da partida, a ansiedade estava a toda. Eram três e meia da tarde - ou seja, cinco horas antes do jogo - quando cheguei ao estádio. Não fiquei sem o que fazer: além do shopping, que estava tomado de pessoas com camisas alvinegras, pude acompanhar as partidas da Série B italiana em uma barraca de alimentos montada próxima ao estádio. Depois, jantei tranquilamente em um dos restaurantes do shopping (a Praça de Alimentação do shopping ainda é um ponto fraco, tem só um restaurante japonês e um em estilo "velho oeste"), e entrei no estádio assim que se abriram as portas. Todos os juventinos já viram o estádio pela TV, mas devo dizer que é de arrepiar vê-lo ao vivo, estando lá dentro em dia de jogo. É uma coisa totalmente diferente. Com a bola rolando, a torcida não parou por um só segundo de incentivar o time. O pessoal da "curva" cantava o tempo todo, enquanto o torcedor que ficou nas "tribunas" era mais contido, mas sempre "reagia" aos lances acontecidos em campo. Até a explosão final nos gols do Quagliarella, que vieram somente coroar o domínio absoluto da Juventus na partida.

Encerrado o jogo, pude tranquilamente ir até uma parada ao lado do estádio, onde peguei um bonde que me levou até o centro da cidade. Apesar de serem quase 11 horas da noite, o caminho foi tranquilo e cheguei bem ao hotel. Ainda tive alguns dias para passear em Turim, antes de voltar para o Brasil. Mas já sinto saudades daqueles 90 minutos no estádio, e certamente voltarei um dia. E recomendo a viagem a qualquer juventino.
Quer ter seu texto publicado no Blog Juventus Brasil? Deixe um comentário com algum contato ou contate-nos através do Twitter do Blog, @Juventus_Brasil.

5 comentários:

  1. Putz, que legal deve ter sido muito emocionante pra vc, parabéns cara! ;D

    ResponderExcluir
  2. q inveja cara :/ kkkk' mto bom, vo tentar ir um dia tb lml

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de escrever um texto sobre como virei torcedor da Juve. Tem a ver com a final da Champions 96-97 e o Cruzeiro(meu outro time) ter vencido a Libertadores de 97. poderia?

    ResponderExcluir
  4. Queria falar sobre como é ser um juventino do Brasil na escola
    contato: Gabriel-b.g@hotmail.com

    ResponderExcluir