domingo, 30 de junho de 2013

Há 80 anos nascia o mítico Estádio Comunale



Ontem foi um dia especial. Oitenta anos atrás, no dia 29 de Junho de 1933, a Juventus e a cidade de Turim viviam a mesma emoção que viveram no dia 8 de Setembro de 2011: a inauguração de um novo estádio. Os torcedores bianconeros entravam pela primeira vez no Comunale, o atual Estádio Olímpico de Turim.

A Itália estava em plena época fascista (e o novo estádio levava o nome de Benito Mussolini). Naquele tempo o futebol italiano ja era dominado pela Juve, que fazia história com um time que seria pentacampeão italiano alguns anos mais tarde.

O grupo guiado pelo técnico Carlo Carcano, que tinha ganho seu terceiro scudetto dos cinco do penta campeonato, iria inaugurar a nova casa em uma partida internacional, na chamada Copa da Europa Central.
Contra o Ujpest Dozsa, que ja havia perdido por 4-2 na Hungria, a Juve deu espetáculo e venceu por 6-2, com quatro gols de Mumo Orsi e dois de Varglien II.

Assim começava da melhor maneira uma história vencedora da Juventus pelo Comunale, caracterizada por duas passagens distintas, de 62 anos (de 1933 a 1990 e depois de 2006 a 2011). Mas também caracterizada por um número impressionante de títulos conquistados: 17 Scudettos, 8 Copas da Itália e todos os troféus internacionais possíveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário